3 características que o profissional deve ter para ser considerado um empreendedor na área da saúde

18/10/2021 Empreendedorismo | Saúde Saúde Livre Vacinas

Ser empreendedor na área da saúde requer muito mais do que entender de negócios, é preciso ter uma característica fundamental, que, felizmente, já nasce com os profissionais da saúde.

É preciso ter em mente que empreender exige, antes de tudo, uma boa dose de coragem, foco no objetivo e dedicação em desenvolver habilidades de gestão que eventualmente não sejam naturais. É preciso ter interesse genuíno no negócio, e estar aberto para aprender um pouco de marketing, contabilidade e gestão.

Contudo, empreender na área da saúde requer um elemento a mais, o qual, ainda bem, já nasceu com quase todos os profissionais de saúde: é preciso gostar de pessoas, gostar de se comunicar e de se relacionar não só com os pacientes, mas também com os colaboradores.

A boa notícia é que a liberdade de ser um empreendedor e a gratificação de receber frutos resultantes do próprio esforço são o combustível que ajudarão a jamais perder o foco, a coragem e o interesse de estar sempre um passo à frente. Empreender é saber que quanto mais dedicação for empregada no negócio, mais frutos serão colhidos.

Mas, o que é ser empreendedor?

Muitos pensam que empreendedor é aquela pessoa que abre o seu próprio negócio. Isso é um engano! Empreender é muito mais um comportamento, um hábito, um traço de personalidade que pode ser desenvolvido e aprimorado com um pouco de esforço e treinamento.

Uma pessoa empreendedora que tem a capacidade de ver além, que tem coragem para encarar novas oportunidades, criatividade para implementar novidades e, acima de tudo, sabe o valor dos próprios sonhos e não tem medo de colocá-los em prática.

De um modo geral, para empreender basta que se tenha determinação, habilidade de se manter organizado, habilidade de liderar pessoas, estar aberto para novos aprendizados e que se tenha um toque de imaginação ou criatividade, como preferir. 

Porém, quando se fala em empreender na área da saúde, existem características que são específicas ao setor e fazem toda a diferença, por isso merecem atenção especial.

Características principais para quem quer empreender na área da saúde

Gostar de pessoas:

O empreendedor que vai trabalhar na área da saúde precisa, antes de qualquer coisa, gostar de pessoas. Precisa ser aquela pessoa acolhedora e empática, que se preocupa com o próximo.

É importante ter em mente que o seu negócio é lidar com as pessoas muitas vezes em seus momentos mais difíceis. Por essa razão, ainda que o empreendedor venha a assumir somente o papel de gestor e não vá exercer a atividade fim, todo o negócio vai necessariamente girar em torno de pessoas e do bem estar delas. Por essa razão é que costumamos dizer que gostar de pessoas é o primeiro passo para ter sucesso ao empreender na área da saúde.

Explorar oportunidades:

O mercado da saúde de um modo geral se renova rapidamente, isso porque a ciência está em constante evolução e os negócios nessa área precisam obrigatoriamente acompanhar esse dinamismo característico da área da saúde.

O empreendedor da área da saúde precisa estar pronto para inovar, seja por meio de tecnologias ou através das tendências de serviços ou produtos.

Com a chegada da pandemia viu-se rapidamente os profissionais de saúde migrando para o teleatendimento. Até aqueles mais apegados aos modos tradicionais de atendimento ao paciente se viram diante da necessidade de inovar. Isso é característico do mercado de saúde, a ciência evolui, o mundo evolui e o profissional precisa estar junto nesse processo.

Para empreender na área da saúde é preciso ser um visionário!

Estar comprometido com a causa:

É preciso entender que antes de qualquer coisa o compromisso do empreendedor na área da saúde é, com certeza, o bem estar e a saúde dos clientes.

Não é como vender qualquer outro produto ou serviço, é mais do que isso.  É transmitir informação ao paciente com foco na saúde. Ter o domínio das questões que envolvem o negócio, estar atualizado sobre a área de atuação e ter um atendimento acolhedor são diferenciais indispensáveis   para quem vai empreender na área da saúde.

Se você já tem o sonho de empreender na área da saúde, tire esse plano do papel o quanto antes. Empreender na área da saúde é recompensador! 

Posts relacionados

É ‘só’ uma gripe? Conheça os verdadeiros riscos da influenza

A influenza atinge cerca de 1 bilhão de pessoas no mundo todos os anos, com 5 milhões de casos graves e até 650 mil […]

Saúde Livre Vacinas, 23 de maio de 2024
Vítimas e socorristas do Rio Grande do Sul recebem orientações.

Rio Grande do Sul: as vacinas recomendadas para vítimas e socorristas

A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e a Sociedade Gaúcha de Infectologia (SGI) divulgaram nesta semana uma nota […]

Saúde Livre Vacinas, 17 de maio de 2024

Chuvas: como cuidar da saúde em situações de emergência?

Fortes chuvas têm afetado o Rio Grande do Sul nas últimas semanas, provocando enxurradas, enchentes, inundações, deslizamentos e desmoronamentos. Segundo a Defesa Civil do […]

Saúde Livre Vacinas, 09 de maio de 2024