Álcool: pode beber depois de tomar vacina?

28/06/2022 Saúde | Vacinas Saúde Livre Vacinas

Há muito tempo as vacinas deixaram de ser vistas como necessidade apenas para crianças e idosos. Durante a pandemia de Covid-19, em especial, pessoas de todas as faixas etárias buscaram a imunização. E de acordo com o Google, desde o início da campanha contra o coronavírus, a pergunta mais buscada foi: “pode beber depois da vacina?”

A resposta é sim. Segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), não há contraindicação de bebidas alcóolicas, e a ingestão não interfere na vacina.

A dúvida é justificada. Muitos medicamentos interagem com o álcool e provocam efeitos indesejados, além de poder prejudicar seu efeito. Esse não é o caso da vacina, tanto a de Covid-19 quanto qualquer outra.

Quanto posso beber?

A SBIm alerta, porém, que álcool em excesso, ou seu uso crônico e abusivo, podem enfraquecer o corpo e diminuir a resposta do sistema imunológico a longo prazo. Portanto, pode beber depois da vacina, mas com moderação.

Mas o que seria considerado excesso? A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda até uma dose por dia para mulheres, e até duas doses por dia para homens. Por exemplo, uma dose de álcool corresponde a 350 mL de cerveja (uma lata), 150 mL de vinho (uma taça) ou 45 mL de destilado (um shot).

Além disso, não é aconselhado passar de 21 doses por semana para homens, e de 14 doses para mulheres.

Seu calendário de vacinação está em dia? Confira aqui.

Posts relacionados

Conheça a varíola dos macacos, doença que tem causado surtos pelo mundo

Desde o início deste ano, vários países afirmaram ter detectado casos de varíola dos macacos em seu território. A doença não é nova, mas […]

Saúde Livre Vacinas, 04 de julho de 2022
Cuidados no inverno: vacinas previnem doenças respiratórias

Cuidados no inverno: saiba como proteger sua saúde durante a estação

Gripe, meningite e pneumonia são algumas das infecções que exigem cuidados no inverno. Saiba quais vacinas garantem a prevenção.

Saúde Livre Vacinas, 23 de junho de 2022

Exames laboratoriais na Saúde Livre têm resultados em até 30 minutos

Em parceria com a Hilab, os testes são realizados de forma rápida, segura e confiável. É necessário apenas uma gota de sangue.

Saúde Livre Vacinas, 19 de maio de 2022