É viável, no Brasil, empreender em saúde? Quais os desafios e recompensas?

08/08/2021 Empreendedorismo | Saúde Saúde Livre Vacinas

Se é viável empreender na área da saúde?! A resposta é, sim! 

Aliás, empreender é o caminho mais viável diante do cenário financeiro que 2021 nos apresenta. Parece loucura, mas, sim, empreender é o caminho em 2021. E o mercado da saúde está entre os que mais cresceu durante a pandemia.

É claro que empreender tem seus desafios. Ninguém aqui está dizendo que é fácil. Isso porque, abrir o próprio negócio requer persistência, comprometimento, foco e paixão pelo que se faz.

Mas, vamos te ajudar nesse processo de decisão.

Primeiro, é importante saber o que é empreender.

De acordo com o dicionário, empreender é decidir realizar, tentar, colocar em prática, realizar.

Empreender é, portanto, colocar em prática a sua vontade, o seu sonho. Implica em sair da zona de conforto, assumir riscos e se comprometer com algo, sabendo  que desistir diante da primeira dificuldade não é uma opção.

Talvez a maior característica de um empreendedor seja a resiliência. Não é necessário deter todas as qualidades de um líder, ter curso superior, tem habilidade para gestão, nada disso. Essas características são passíveis de desenvolvimento para quem está determinado em realizar algo, com dedicação e sem medo de assumir riscos.

E como é empreender na área da saúde?

A saúde é uma área promissora. Como já dito anteriormente, é um dos campos que mais se desenvolveu durante a pandemia. 

Contudo, é importante saber que para empreender na área da saúde é fundamental gostar de pessoas. É preciso saber que a ética e a legalidade são tão importantes quanto o faturamento no fim do mês.

Empreender na área da saúde é saber que o seu negócio tem impacto social e que você não está só vendendo um serviço, o seu produto é qualidade de vida.

O Sistema Único de Saúde não é suficiente para atender a enorme população brasileira, levando inúmeros brasileiros a investirem na saúde privada. É, portanto, uma oportunidade de negócio para quem está disposto a encarar os desafios.

Quais são os desafios de empreender na área da saúde?

Gostar de pessoas:

Para empreender na área da saúde é preciso gostar de pessoas. Empatia é a palavra de ordem para quem busca empreender na área da saúde, é saber que o seu negócio é, também, um serviço social que envolve levar conforto e bem estar às pessoas, e isso envolve o negócio como um todo.

Para empreender na área da saúde não é preciso ser um profissional que já esteja inserido nesse campo, mas é preciso, mais uma vez ressaltando, ser alguém que goste de acolher pessoas. É impossível trabalhar com pessoas e lidar com elas se você não gostar e não se sentir à vontade com essa relação.

Pode não parecer, mas é uma área que envolve comunicação, que envolve relação social e, ainda que o empreendedor não vá estar executando a atividade fim, é preciso ter esse espírito para passar para a equipe.

Burocracia e fiscalização do setor:

A saúde é uma área altamente fiscalizada e, como todo o negócio, enfrenta burocracias na hora de abrir.

Para inauguração do negócio é necessária autorização da prefeitura local, e de órgãos como Vigilância Sanitária Municipal ou Estadual e Corpo de Bombeiros.

Além disso, o empreendedor estará sujeito à fiscalização da Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, Ministério do Trabalho e entidades de classe como Coren e CFM.

É comum que a legislação e as exigências mudem com o tempo, por isso o empreendedor precisará estar sempre atento às atualizações do setor, além de constantemente fornecer treinamento aos colaboradores.

Marketing na área da saúde:

Conselhos como o CFM defendem que a publicidade na área da saúde precisa ter mais um caráter educativo do que comercial. Isso quer dizer que a divulgação de preços, descontos, promoções, formas de parcelamento estão fora de cogitação.

Sobre esse tema, é importante ressaltar que, ainda que o seu negócio não seja a medicina propriamente dita, se você for depender de médicos como parceiros do seu negócio, é importante que eles saibam que o seu empreendimento está de acordo com o modelo de ética valorizado por esse profissional.

O mais importante quando falamos em marketing para empreender na saúde é ter em mente que o mais importante é promover a saúde, a prevenção e os cuidados. Mais uma vez, é colocar a pessoa e a saúde em primeiro lugar.

Responsabilidade em lidar com a saúde das pessoas:

Talvez esse seja o maior desafio, saber que o seu negócio implica em lidar com a saúde das pessoas. Por essa razão é importante qualificar a sua equipe e estar ciente de que todo o procedimento deve ser feito com toda a técnica, cuidado, atenção e prudência.

O zelo é fundamental! Sabemos que erros acontecem, mas o maior desafio aqui é saber que eles precisam ser minimizados.

Mão de obra multifuncional:

Outro grande desafio de empreender na área da saúde é o fato de que a grande maioria dos profissionais tem muito conhecimento técnico. Contudo, precisam desenvolver aptidão para gestão, vendas, empreendedorismo, etc.

É certo que as habilidades se desenvolvem com o tempo, mas saiba que encontrar profissionais da saúde com experiência em vendas, por exemplo, é como achar uma agulha em um palheiro. Não é impossível, mas leva tempo.

A sorte é que atualmente muitos são os cursos oferecidos para quem pretende se desenvolver nas áreas de gestão e de vendas, principalmente no formato online. 

Conquistar a confiança dos clientes:

Para ter sucesso empreendendo na área da saúde é preciso conquistar a confiança dos clientes.

Os clientes precisam ver o seu negócio com bons olhos, tendo segurança no serviço oferecido e isso envolve investimento em qualidade, dedicação em manter o contato com o cliente e fidelizá-lo.

Quais são as recompensas de empreender na área da saúde?

Independência: 

Empreender na área da saúde implica em independência de horários e financeira. Talvez essa liberdade não venha logo nos primeiros meses, mas saiba que a estrada do empreendedorismo na área da saúde  vai ajudar a chegar lá.

Ter liberdade para fazer o seu próprio horário, saber que o seu empenho e esforço diário vão converter em benefícios financeiros somente em seu próprio favor é a mola propulsora capaz de impulsionar qualquer empreendedor a ter um negócio de sucesso.

Realização profissional:

Não são raras as pessoas que, embora tenham paixão por trabalhar na área da saúde, não se encaixam no perfil daqueles que exercem a atividade fim, tais como enfermeiros, médicos, odontologistas, etc.

Empreender na área da saúde significa poder juntar a atividade fim com a gestão, que para muitos é o seu grande ponto de realização profissional, e um campo limitado quando falamos em gestão de hospitais, clínicas, entre outros.

As oportunidades de gestão na área da saúde são poucas. Então, que tal criar a sua própria oportunidade de empreendendo? 

Lucratividade:

É claro que tudo tem seu tempo e, mais do que isso, cada empreendedor tem o seu ritmo. Mas, o importante é saber que a área da saúde apresenta uma grande probabilidade de ganhos financeiros.

Não existe recompensa  sem vencer desafios. Investir em um negócio requer envolvimento pessoal do empreendedor. Não basta abrir as portas e esperar que o negócio dê frutos sozinho, se tornar empreendedor requer muito mais. O retorno chega para aqueles que não desistem no primeiro obstáculo que se apresenta.

Reconhecimento dos clientes:

Eis aqui a maior recompensa de empreender na área da saúde, o reconhecimento dos clientes. 

Quanto trabalhamos na área da saúde, estamos lidando com aquilo que é mais sensível nas pessoas, que é o seu próprio bem estar e o da sua família. Dessa forma, prestado um serviço de qualidade, com carinho, atenção e valorização ao cliente, o reconhecimento vem.

Na área da saúde a fidelização e a indicação de um cliente valem ouro, justamente porque não podemos ficar dependentes das formas mais comerciais de captação de clientes.

Diferentes oportunidades de atuação:

Por fim, os diferentes nichos de empreendedorismo na área da saúde são muitos. Dentre eles, é possível destacar especialmente as franquias. Investir em uma franquia significa reduzir esforços na consolidação da marca e na atração de clientes. 

Não é forçoso dizer que inaugurar um negócio com um nome forte no mercado transmite mais segurança seja para quem quer ingressar na área da saúde ou para profissionais da saúde que desejam diversificar a sua área de atuação.

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