Brasil: celeiro de oportunidades de empreendedorismo na área da saúde

22/09/2022 Empreendedorismo Saúde Livre Vacinas

O Brasil é mesmo um grande celeiro de oportunidades, tanto se considerarmos as suas dimensões quanto as suas necessidades. Temos ainda muito espaço para projetos, especialmente no que tange o setor terciário, ligado ao comércio, serviços, educação, tecnologia. Além disso, há muitas outras atividades que ainda precisam de maior investimento e desenvolvimento. Um exemplo é o empreendedorismo na área da saúde.

Na área da saúde, que é o setor de serviços onde atuo, ainda há muito espaço a ser preenchido. Apesar dela ter sido vista com mais enfoque durante a pandemia, visualizou-se também o tamanho da necessidade e das deficiências que esse importante setor tem em nosso país.

Aproximadamente 70% de nossa população depende do atendimento de saúde disponibilizado pelo SUS. E, se falarmos em vacinação, o setor privado atende apenas uma parcela de cerca de 10%. Isso mostra que a saúde é um setor que oferece amplo espaço para atuação, e para isso precisa-se desenvolver estratégias para aproveitar as oportunidades.

O empreendedorismo na área da saúde é um nobre desafio. Certamente, há que se obedecer às regras e normativas e estar atento as atualizações na legislação. Como gratificação, temos a satisfação de conviver com pessoas diferentes todos os dias, que vêm buscar qualidade de vida.

Para quem trabalha na área de prevenção, por exemplo, a missão é ainda mais privilegiada. Neste caso, o atendimento é feito às pessoas saudáveis que buscam garantir sua qualidade de vida e manter a saúde. Por isso, há o bônus de poder fazer um atendimento sem emergência e conviver e aprender com um público de diferentes perfis todos os dias.

A alma da empresa

O autor do livro “A empresa de corpo mente e alma” (Roberto Tranjan, 2021) considera em sua publicação que esses três aspectos precisam ser contemplados na gestão de uma empresa. Na área da saúde, especialmente, precisamos ainda mais cuidar da “alma” ou seja, da humanização da nossa empresa. Por isso, nunca se pode perder o propósito, a essência, que é cuidar do que há de mais precioso no mundo.

Assim como em tantas outras áreas, nosso país oferecem oportunidades neste setor para quem quer empreender. Em outras palavras, precisa-se suprir diversas necessidades onde o estado não alcança. Por isso, quem quiser ter um negócio de sucesso na área, deve estudar, dedicar tempo, buscar conhecimento e, se possível, aprender de quem já tem experiência.

Lembre-se: para se trabalhar na área de saúde é preciso gostar de pessoas, pois cuidaremos de suas vidas. A empresa toda terá como ponto central o cuidado com o ser humano. Então, se gosta e sabe lidar, empreenda na área de saúde que além de ser um setor promissor sempre vai estar em alta.

Rosane Argenta é diretora executiva da Franquia Saúde Livre

Saiba mais sobre o modelo de franquia Saúde Livre.

Posts relacionados

Franquias tiveram crescimento de 13,8% em 2023, mostra ABF

O mercado de franquias superou as expectativas no Brasil em 2023, segundo dados divulgados nesta semana (08/02) pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). O […]

Saúde Livre Vacinas, 09 de fevereiro de 2024

Saiba quais são as 5 melhores estratégias para fidelizar clientes

Em qualquer negócio, o melhor cliente sempre será aquele que você já tem. Manter quem já conhece seu serviço é tão importante quanto atrair […]

Saúde Livre Vacinas, 29 de julho de 2022
O que é necessário para empreender em saúde

O que é necessário para empreender em saúde? Confira 5 dicas valiosas

A saúde está entre as principais necessidades que o consumidor precisa atender, e investir nessa área é sempre uma grande oportunidade.

Saúde Livre Vacinas, 16 de junho de 2022