Clínica de Vacinação: um modelo de negócio rentável

26/04/2022 Empreendedorismo Saúde Livre Vacinas

A clínica de vacinação tem se mostrado a cada dia ser um negócio rentável dentro de um mercado que cresce a cada dia. Além disso, os próximos produtos que serão lançados no mercado de vacinação vêm para consolidar a vacinação não só como algo voltado para o público infantil, mas também para adolescentes, e principalmente para adultos.

Desde 2020 o Brasil vem presenciado o boom da abertura de estabelecimentos de vacinação. Mas esse mercado requer experiência para explorar todo o potencial que ele pode entregar. Não estamos falando aqui de experiência em saúde, mas de conhecimento da indústria farmacêutica e dos detalhes que envolvem o serviço de vacinação.

O mercado da vacina movimenta bilhões por ano, e já vinha experimentando um crescimento considerável antes mesmo da COVID-19, que só acelerou o processo de crescimento.

O fato é que se trata de um negócio que exige um baixo investimento e entrega muito pra quem trabalha bem e sabe o que está fazendo.

Percepção da população sobre a vacinação

A empresa global de saúde GSK – GlaxoSmithKline encomendou uma pesquisa para avaliar as  percepções da população sobre a vacinação e seu papel na saúde e bem-estar.

Com a pesquisa percebeu-se que antes mesmo da Covid-19, 59% dos brasileiros consideravam importante manter a vacinação em dia, percentual que subiu para 83% após a pandemia.

O quadro de saúde causado pela Covid-19 e o desfecho apresentado após o início da vacinação fizeram aumentar a percepção da população acerca da importância da vacinação, o que certamente se manterá pelos próximos anos.

Cientes desse quadro de evolução do interesse pela vacinação, os grandes players do mercado já começaram a trabalhar com produtos lançados não só para o público infantil, mas também para adolescentes e adultos.

Novas vacinas voltadas para o público adulto serão lançadas nos próximos dois anos, com novas tecnologias na prevenção de doenças importantes.

Infraestrutura e manutenção da clínica de vacinação

Ter uma clínica de vacinação exige uma dedicação extra por parte da gestão, com o apoio importante da área técnica.

A infraestrutura precisa contar com câmaras que mantenham os imunizantes em temperatura constante, preferencialmente com dispositivos de segurança para garantir a qualidade da vacina em caso de queda de energia.

Além disso, embora o gestor não precise ser necessariamente da área da saúde, é necessário o apoio de um profissional da área da saúde. O profissional, embora habilitado, precisará de treinamentos e qualificações constantes, isso porque o calendário de vacinação e a oferta de vacinação costuma sofrer atualizações frequentes tanto no público como no privado.

O profissional da saúde precisará, ainda, atuar como responsável técnico, figura indispensável para abrir uma clínica de vacina. O responsável pode ser médico, farmacêutico, enfermeiro, biomédico ou biólogo.

Por fim, o custo de abertura ainda irá incluir ar-condicionado, maca, uma mesa para realizar atendimento, e a manutenção de um ambiente climatizado, limpo e que atenda à regulamentação de descarte de medicamentos e de injetáveis.

Investimento para ter uma clínica de vacinação

O investimento para abrir uma clínica de vacinas é de aproximadamente R$150 mil, mas vai variar de acordo com o porte, o público e até com a localização.

Porém, independente do investimento, o mais importante é ter um bom planejamento antes de iniciar o negócio e conhecer o mercado no qual você quer investir.

A indústria farmacêutica tem as suas peculiaridades e abrir uma clínica de vacinação apresenta exigências específicas, as quais se não cumpridas tornam inviável a abertura do negócio.

E para saber mais sobre como empreender na área da saúde, acesse aqui o nosso conteúdo com um passo a passo para ajudar você a iniciar esse projeto.

Posts relacionados

Franquias tiveram crescimento de 13,8% em 2023, mostra ABF

O mercado de franquias superou as expectativas no Brasil em 2023, segundo dados divulgados nesta semana (08/02) pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). O […]

Saúde Livre Vacinas, 09 de fevereiro de 2024

Brasil: celeiro de oportunidades de empreendedorismo na área da saúde

O Brasil é mesmo um grande celeiro de oportunidades, tanto se considerarmos as suas dimensões quanto as suas necessidades. Temos ainda muito espaço para […]

Saúde Livre Vacinas, 22 de setembro de 2022

Saiba quais são as 5 melhores estratégias para fidelizar clientes

Em qualquer negócio, o melhor cliente sempre será aquele que você já tem. Manter quem já conhece seu serviço é tão importante quanto atrair […]

Saúde Livre Vacinas, 29 de julho de 2022