Conheça as 7 características do franqueado de sucesso

13/05/2022 Empreendedorismo Saúde Livre Vacinas

Se você está pensando em se tornar franqueado, mas não sabe se tem o perfil adequado, entenda que essa é a dúvida de muitos. É importante pensar sobre isso, porque para se tornar franqueado é importante ter algumas características específicas.

Além disso, não importa como você resolva empreender, é importante fazer uma escolha avaliando as suas próprias qualidades e os aspectos do negócio. Entender se o seu perfil se encaixa com o modelo escolhido é deve fazer toda a diferença no sucesso do investimento.

Ainda que a franqueadora dê todo o suporte necessário, o papel do empreendedor é indispensável dentro de uma franquia. Por essa razão, nós vamos ajudar você a identificar as habilidades mais importantes de um franqueado de sucesso.

Se você acredita ainda não ter alguma dessas habilidades, saiba que elas podem ser desenvolvidas por qualquer pessoa que esteja motivada a aprender.

1. Comunicação é fundamental para o franqueado

Um bom franqueado precisa se comunicar bem. A competência de comunicação é a que será responsável por criar uma rede de contatos, e dessa forma aumentar o número de clientes. 

É fundamental manter uma boa relação e não ter medo de apresentar o seu negócio aos conhecidos, e até mesmo aos desconhecidos. Criar novos contatos é uma arte que precisa ser desenvolvida continuamente pelo gestor, assim como pela sua equipe.

Estabeleça uma meta de contatos diários e e esforce-se para segui-la, e assim será possível construí-la com o tempo.

2. Saiba gerir pessoas

Um bom franqueado precisa ter habilidade de gestão, especialmente da equipe.

É preciso ter facilidade para trabalhar em equipe, delegar tarefas e engajar os colaboradores nos objetivos da empresa.

Valorizar os funcionários é essencial para o bom desenvolvimento da empresa.

A gestão de pessoas é uma habilidade importante e são poucas as pessoas que têm essa característica natural. A boa notícia é que é possível aprender e aprimorar esse traço.

3. Seja um bom líder

A liderança é uma característica fundamental pra quem busca ser um franqueado de sucesso.

Liderar não é só comandar uma equipe. É também inspirar e guiar as pessoas para a geração de resultados. 

Por isso, o franqueado precisa estar ao lado dos seus colaboradores na busca de resultados. Estar próximo da operação, acompanhando e motivando a equipe, faz grande diferença no sucesso de um franqueado.

4. Tenha entusiasmo no seu dia a dia

Para motivar a equipe, o franqueado precisa exercitar o entusiasmo em si. Portanto, reclamar das dificuldades no dia a dia não ajuda em nada na hora de alcançar os objetivos traçados.

Motivar as pessoas requer a prática de horas de lazer junto com a equipe, feedback do trabalho realizado, cuidado ao apontar falhas e sempre reconhecer as boas práticas.

Saber lidar com momentos de crise mantendo o entusiasmo é tarefa difícil, mas necessária para quem lidera uma equipe.

5. Seja um franqueado comprometido

Se a sua ideia é abrir uma franquia e deixar que o negócio se desenvolva sozinho, saiba que é praticamente impossível alavancar um negócio assim, por melhor que ele seja.

Uma empresa demanda comprometimento do gestor. E falando especialmente de franquias, o franqueado precisa estar comprometido não só com o negócio em si, mas com o propósito da franquia. 

A parceria entre a franqueadora e o franqueado só funciona quando há comprometimento de ambos os lados. 

6. Tenha disciplina

Ter uma franquia implica em seguir padrões. Dessa forma, é fundamental que um franqueado tenha disciplina para adotar os processos desenvolvidos e padronizados da franquia.

Em uma franquia o espaço para criar e desenvolver novas práticas é mínimo, e o franqueado precisa se adequar a essa realidade. Tornar-se franqueado é saber que a decisão nem sempre vai ser somente sua. 

Do mesmo modo, é preciso confiar no negócio no qual você investiu e entender que os padrões desenvolvidos já foram estudados e testados antes de formar o modelo de negócio pelo qual você optou.

7. Seja um franqueado otimista

O mercado, de um modo geral, é desafiador. Empreender no Brasil não é um mar de rosas, e os altos e baixos são constantes. Mas perder o otimismo não é uma opção para o empreendedor.

Em momentos de crise é importante que o franqueado confie em seu trabalho e na assessoria da franqueadora, e assim os resultados virão. Mesmo que os problemas indiquem o contrário.

O melhor de se tornar franqueado é saber que a franqueadora estará sempre ali para você. E não só a franqueadora, mas também os demais franqueados. Entrar para uma franquia significa ter a possibilidade de trocar experiências constantemente e sempre que surgir a necessidade. 

Agora que você já conhece as características de um franqueado de sucesso, o próximo passo é escolher o modelo de negócio que melhor se encaixa com o seu perfil. Se você quer empreender na área da saúde, conheça mais sobre a Saúde Livre Vacinas clicando aqui.

Posts relacionados

Franquias tiveram crescimento de 13,8% em 2023, mostra ABF

O mercado de franquias superou as expectativas no Brasil em 2023, segundo dados divulgados nesta semana (08/02) pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). O […]

Saúde Livre Vacinas, 09 de fevereiro de 2024

Brasil: celeiro de oportunidades de empreendedorismo na área da saúde

O Brasil é mesmo um grande celeiro de oportunidades, tanto se considerarmos as suas dimensões quanto as suas necessidades. Temos ainda muito espaço para […]

Saúde Livre Vacinas, 22 de setembro de 2022

Saiba quais são as 5 melhores estratégias para fidelizar clientes

Em qualquer negócio, o melhor cliente sempre será aquele que você já tem. Manter quem já conhece seu serviço é tão importante quanto atrair […]

Saúde Livre Vacinas, 29 de julho de 2022