Empreendedorismo: saiba o que é e entenda as vantagens de se tornar empreendedor

03/05/2022 Empreendedorismo Saúde Livre Vacinas

O empreendedorismo em si é o ato de empreender. E empreender nada mais é do que dar início a alguma coisa, uma empresa ou um projeto social. Empreendedorismo significa trabalhar, praticar uma ação, fazer acontecer.

Empreender, para muitos, é a realização de um sonho. É sinônimo de independência, de fazer o que se gosta, de ter liberdade para gerir o próprio negócio.

Segundo o Governo Federal, o Brasil registrou um número recorde de abertura de pequenos negócios em 2021. Foram mais de 3,9 milhões de empreendimentos, aumento de 19,8% em relação a 2020, quando foram criados 3,3 milhões de micro e pequenas empresas. Os dados são de um levantamento feito pelo Sebrae, com base em dados da Receita Federal.

Se você quer saber mais sobre empreendedorismo, segue lendo esse artigo, que vamos te ajudar a entender mais sobre o empreendedorismo e como fazer para ser um empreendedor.

O que é empreendedorismo?

Empreendedorismo implica em uma ação. É inovar dentro do mercado, de uma empresa ou até em favor de uma causa social, através do lançamento de um produto ou serviço.

Empreender implica em identificar problemas e apresentar soluções por meio de um negócio.

Em resumo, empreendedorismo é fazer acontecer!

Por que investir em um próprio negócio

Investir em um negócio próprio é sinônimo de liberdade. Ter a liberdade para gerir o próprio negócio, administrar o seu tempo de acordo com os seus interesses e para tomar decisões.

Não à toa muitas pessoas passam a vida toda sonhando em empreender, com o objetivo de poder, então, fazer o que se gosta.

Empreendedorismo tem essa relação forte com a liberdade de se dedicar ao que se ama verdadeiramente. Não são poucas as pessoas que ingressam no mercado de trabalho com a preocupação mais voltada para remuneração do que para a atividade em si.

Por essa razão, investir no negócio próprio passa a ser um projeto de vida rumo à independência de se fazer o que se ama verdadeiramente. É acordar e levantar todos os dias sabendo que o seu esforço vai ter retorno em seu próprio favor.

Empreendedorismo: Quais as características principais do empreendedor

Para se tornar um empreendedor é necessário ter muito mais do que vontade. É claro que querer é o primeiro passo, mas existem algumas habilidades que são importantes para quem quer iniciar no mundo do empreendedorismo. São ela:

  • Resiliência – talvez essa seja a característica mais importante. É saber que empreender não é um universo cor de rosa. Ao contrário, empreender é desafiador. Por isso, resiliência é importante para quem quer se manter em pé.
  • Liderança – talvez você inicie um negócio sozinho. Mas, caso o seu negócio envolva a necessidade de ter colaboradores, é importante saber que você precisa ter a habilidade de liderar. Liderar não tem nada a ver com dar ordens, mas com inspirar, motivar, delegar funções e compartilhar ideias.
  • Organização – para empreender é importante ser uma pessoa organizada. Empreendedorismo implica em planejar, gerir o tempo e as tarefas diárias, saber priorizar, estar atento aos prazos e, especialmente, às finanças.
  • Coragem – quem não tem coragem, não pode nem sonhar em empreender. Essa característica é que pode ser responsável pelo sucesso da sua empresa. Ter coragem para encarar desafios, para investir e para sair da zona de conforto.
  • Autoconfiança – um empreendedor precisa confiar em si mesmo. A autoconfiança abre portas e cria oportunidades. 

Agora, se você não se identificou com todas essas características, saiba que sempre é tempo de se desenvolver. 

Empreendedorismo: O que precisa para ser um empreendedor 

Para ser um empreendedor é importante estar preparado para assumir esse desafio. Antes de qualquer coisa vale a pena uma autoanálise para entender se você tem perfil para o empreendedorismo.

Para isso, basta saber se você tem pelo menos três das características que listamos acima. Seja sincero consigo mesmo e faça essa análise.

Além disso, reflita sobre o motivo pelo qual você quer começar o seu próprio negócio. Ter um propósito e se manter com foco nele vai fazer o seu negócio se desenvolver com muito mais facilidade do que você imagina.

Conheça bem o modelo de negócio que você optou por investir e tenha a certeza de que você se identifica com ele. Não caia na armadilha de investir em modinhas. Ter paixão pelo que se faz é um ponto relevante quando o assunto é empreendedorismo.

Além disso, você precisa conhecer o mercado no qual pretende ingressar, ainda que minimamente.

Avalie se você vai ter tempo para se dedicar ao negócio. Uma empresa exige gestão para dar certo. Ao menos nos primeiros meses, talvez anos, você precisará se dedicar a esse novo projeto. Então, programe-se!

Conheça os diferenciais e as exigências burocráticas do seu negócio e, principalmente, avalie se o retorno financeiro condiz com a sua expectativa e com as suas necessidades. Seja realista com o seu orçamento para o investimento e procure não dar passos maiores do que as suas pernas.

Não seja negligente com o seu capital de giro!

Empreender só traz liberdade quando feito com planejamento. Realize o seu sonho, mas faça isso de forma assertiva e reduzindo os riscos.

Como começar a empreender

Inicialmente pense em qual problema você gostaria de solucionar ou qual necessidade você pretende atender. Esteja atento ao que acontece no mundo e abra a cabeça para criar as oportunidades.

Vale criar algo novo, melhorar um produto ou serviço que já existe ou aderir a um modelo de franquia. O mais importante mesmo é entender quais as possibilidades disponíveis no mercado e a demanda para a solução que você pretende apresentar.

Empreender importa em ser criativo, ter uma mente disruptiva, ir além e estar atento às oportunidades. Porém, ciente de que todo o negócio implica em comprometimento e dedicação para dar certo. Nem o melhor negócio do mundo se sustenta sozinho. 

Como escolher a melhor opção para começar a empreender

Como já falamos aqui, identificar-se com a atividade a ser desenvolvida é de grande importância na hora de empreender. Por isso, algumas análises são importantes antes de começar:

  • Entenda o mercado: estudar também faz parte do trabalho de quem quer empreender. Por isso, antes de qualquer coisa pesquise sobre o mercado que você pretende ingressar. Entenda a demanda, as burocracias, as vantagens e as desvantagens.
  • Avalie os seus pontos fortes: estude a si mesmo. Faça uma autoavaliação e liste os seus pontos fortes. Entenda como o seu perfil se encaixa dentro do mercado no qual você pretende atuar.
  • Seja realista com a sua capacidade financeira: não se aventure. Ter um lastro financeiro adequado é fundamental para quem vai empreender. 

E se você já pensou em empreender na área da saúde, saiba mais sobre o modelo de negócio da Saúde Livre Vacinas clicando aqui.

Posts relacionados

Franquias tiveram crescimento de 13,8% em 2023, mostra ABF

O mercado de franquias superou as expectativas no Brasil em 2023, segundo dados divulgados nesta semana (08/02) pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). O […]

Saúde Livre Vacinas, 09 de fevereiro de 2024

Brasil: celeiro de oportunidades de empreendedorismo na área da saúde

O Brasil é mesmo um grande celeiro de oportunidades, tanto se considerarmos as suas dimensões quanto as suas necessidades. Temos ainda muito espaço para […]

Saúde Livre Vacinas, 22 de setembro de 2022

Saiba quais são as 5 melhores estratégias para fidelizar clientes

Em qualquer negócio, o melhor cliente sempre será aquele que você já tem. Manter quem já conhece seu serviço é tão importante quanto atrair […]

Saúde Livre Vacinas, 29 de julho de 2022