Conheça 4 opções de negócios para empreender na área da saúde

25/05/2022 Empreendedorismo Saúde Livre Vacinas

Há muitas oportunidades à disposição para empreender na área da saúde. É comum que se diga que todo médico precisa ser um empreendedor para seguir a carreira. Contudo, não é necessário ser formado em medicina para investir no setor.

As opções são tão diversas quanto os fatores a se levar em conta antes da decisão. Alguns pontos que devem ser considerados são o custo, espaço no mercado, e mesmo interesse pessoal na área.

Nesta lista, você encontra as quatro opções mais promissoras para o mercado atual. Confira:

1 – Tecnologias para o mercado da saúde

Para quem gosta de tecnologia, investir em negócios ligados ao conceito de machine learning e inteligências artificiais pode ser uma grande vantagem.

Dessa forma, os assistentes digitais, como a Lu, do Magalu, a Sam, da Samsung, e a Nat, da Natura, vão se tornar cada vez mais comuns nas grandes e médias empresas. Assim, estar à frente nessa área garante destaque no mercado.

2 – Atendimento de população de baixa renda

Os negócios de saúde direcionados ao público de baixa renda estão ganhando espaço no contexto atual. Essa parcela da população ainda não recebeu a atenção devida, e portanto precisa de maior de alternativas.

Com planos de saúde cada vez mais caros e o dificuldade de atendimento público, um alto número de pessoas prefere atendimentos de saúde de baixo custo. 

3 – Atendimento a idosos

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) calcula que o número de idosos no Brasil deve chegar a 32,2% da população até 2060. Até 2030, a quantidade de pessoas acima de 60 anos deve ser superior ao total de crianças entre zero e 14 anos.

Por essa razão, os serviços criados para essa faixa etária estão em alta, e a demanda deve crescer nos próximos anos.

Esse público costuma ver valor em negócios que são exclusivos para suas necessidades e voltados para atendê-los da melhor forma. Em suma, investir nesse público é uma aposta interessante.

4 – Exames

Embora o valor para início seja alto e exija uma estrutura adequada, a área de exames laboratoriais apresenta grande procura.

Novos produtos de tecnologia voltados para a saúde surgem com frequência, e dessa forma ampliam as opções de serviços.

5 – Serviço de vacinação

A importância da vacinação foi apontada na pandemia de Covid-19. Ou seja, se tornou mais presente no dia a dia do brasileiro. Como resultado, a vacina deixou de ser vista como um produto apenas para crianças e idosos.

Além de ter doses que não estão disponíveis na saúde pública, as clínicas têm vacinas diferenciadas. Estas medicações não são as mesmas do Sistema Único de Saúde (SUS). Benefícios como menos reação ou menos dor são atrativos ao consumidor.

O atendimento mais pessoal, que costuma ser prestado pelos profissionais que atendem em locais particulares, também é uma característica buscada.

A vacinação é um serviço essencial, ligado diretamente à qualidade de vida das pessoas. Ademais, os estudos e a criação de novas vacinas são constantes. Por isso, o mercado está sempre em busca de lançar novos imunizantes.

Para ser um bom empreendedor na área da saúde é preciso ter um propósito. Ao escolher o modelo de negócio, é importante entender os seus objetivos e como eles se encaixam no perfil de serviço que você quer prestar.

Em conclusão, clínicas particulares de vacinação estão entre as melhores opções para quem quer crescer no setor. Conheça mais sobre o modelo de negócio da Saúde Livre.

Posts relacionados

Franquias tiveram crescimento de 13,8% em 2023, mostra ABF

O mercado de franquias superou as expectativas no Brasil em 2023, segundo dados divulgados nesta semana (08/02) pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). O […]

Saúde Livre Vacinas, 09 de fevereiro de 2024

Brasil: celeiro de oportunidades de empreendedorismo na área da saúde

O Brasil é mesmo um grande celeiro de oportunidades, tanto se considerarmos as suas dimensões quanto as suas necessidades. Temos ainda muito espaço para […]

Saúde Livre Vacinas, 22 de setembro de 2022

Saiba quais são as 5 melhores estratégias para fidelizar clientes

Em qualquer negócio, o melhor cliente sempre será aquele que você já tem. Manter quem já conhece seu serviço é tão importante quanto atrair […]

Saúde Livre Vacinas, 29 de julho de 2022