Entenda por que vale a pena empreender na área da saúde

03/12/2021 Empreendedorismo Saúde Livre Vacinas

A área da saúde tem se desenvolvido muito nos últimos tempos. Se empreender nessa área já é uma possibilidade, saiba que nunca o momento foi tão perfeito. Conforme pesquisa divulgada pela Veja Saúde, a pandemia deixou as pessoas mais atentas ao autocuidado e, por consequência, a busca por serviços de saúde tem se intensificado.

Além disso, não se trata apenas de uma área promissora, mas também de um negócio rentável e recompensador pra quem tem apreço por trabalhar com pessoas.

Não se está aqui afirmando que não há desafios. Afinal, empreender é sempre um desafio e requer dedicação de quem resolve se aventurar pelos mares do negócio próprio. Mas, dedicar-se ao empreendedorismo na área da saúde traz benefícios que vão muito além do financeiro.

Mercado da Saúde

O mercado de saúde é o 8º maior do mundo. E, conforme dados do IBGE, a população brasileira já ultrapassa o número de 213 milhões de habitantes, sendo que mais de 70% da população depende do SUS – Sistema Único de Saúde.

Contudo, sabemos que o Sistema Único de Saúde não consegue sozinho contemplar a integralidade daqueles que não possuem qualquer serviço de saúde suplementar, fator que motiva o investimento em serviços particulares de saúde.

Além disso, há de se considerar que muitos serviços não são ofertados pelo sistema único de saúde de forma integral, como a vacinação, por exemplo, uma vez que o governo oferta parte das vacinas, motivando mais investimentos da população nessa área.

Características dos negócios da área da saúde

O setor da saúde tem as suas particularidades que precisam ser observadas na hora de empreender, isso diferencia os empreendimentos nessa área e cria uma pequena barreira para quem vai empreender, mas que se trata de uma vantagem pra quem já tem conhecimento na área.

O empreendedor deve estar atento às regras dos conselhos de classe, das vigilâncias sanitárias e até mesmo às regras de marketing, que precisam ser observadas em alguns casos conforme o determinado pelo Conselho Federal de Medicina em seu Manual de Publicidade Médica.

Vantagens de empreender na saúde

Nos últimos anos vimos que o empreendedorismo cresceu exponencialmente no Brasil. Embora seja uma atividade que demande grandes responsabilidades, também traz inúmeras recompensas. 

Ter o poder de decisão, dedicar-se ao próprio crescimento, estar no controle da sua vida e das suas rotinas são algumas das vantagens que o empreendedorismo é capaz de proporcionar, independente da área de atuação que se venha a escolher.

Especialmente na área da saúde vimos um setor que exige certos conhecimentos específicos, mas cujas chances de sucesso são muito maiores, uma vez que estamos falando de um serviço de primeira necessidade: saúde.

Sem falar que a realização de poder proporcionar cuidado e saúde às pessoas é gratificante, ou seja, a recompensa é financeira e emocional. Perceber que o seu exercício diário está impactando diretamente na qualidade de vida de outras pessoas não tem preço.

Entretanto, essas não são as únicas vantagens de se empreender na área da saúde. Veja outros benefícios que você vai encontrar ao decidir empreender nessa área:

  • Um mercado que cresce a cada ano

A demanda por serviços na área da saúde só aumenta a cada ano, especialmente considerando a evolução demográfica da população brasileira e, mais atualmente, as necessidades sentidas e os fatores psicossociais efeitos da pandemia.

Não é forçoso afirmar que buscas por especialistas, consultas médicas, tratamentos e, especialmente, prevenção já estão fazendo parte da rotina dos brasileiros, efeito que vai se manter nas próximas gerações.

  • Inúmeras possibilidades

A área da saúde contempla uma pluralidade de possibilidades de empreendedorismo. Seja abrindo uma clínica ou uma consultoria, as possibilidades de prestação de serviços são inúmeras. Basta que você eleja aquela que mais se encaixe no seu perfil, no perfil do seu público e d

o local em que você pretende atuar.

  • Área em constante atualização

A forma de prestar o serviço ou a apresentação de um produto estão em constante atualização. As pesquisas e investimentos em melhorias ocorrem constantemente. Isso colabora para que o mercado da área da saúde tenha sempre uma novidade a ser implementada, capaz de movimentar o mercado. 

Se vale a pena empreender na área da saúde? A resposta é, definitivamente, sim! Se você já pensou em investir nessa área, saiba que está no caminho certo para um mercado que só cresce.

Posts relacionados

Franquias tiveram crescimento de 13,8% em 2023, mostra ABF

O mercado de franquias superou as expectativas no Brasil em 2023, segundo dados divulgados nesta semana (08/02) pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). O […]

Saúde Livre Vacinas, 09 de fevereiro de 2024

Brasil: celeiro de oportunidades de empreendedorismo na área da saúde

O Brasil é mesmo um grande celeiro de oportunidades, tanto se considerarmos as suas dimensões quanto as suas necessidades. Temos ainda muito espaço para […]

Saúde Livre Vacinas, 22 de setembro de 2022

Saiba quais são as 5 melhores estratégias para fidelizar clientes

Em qualquer negócio, o melhor cliente sempre será aquele que você já tem. Manter quem já conhece seu serviço é tão importante quanto atrair […]

Saúde Livre Vacinas, 29 de julho de 2022