Franquias tiveram crescimento de 13,8% em 2023, mostra ABF

09/02/2024 Empreendedorismo | Notícias Saúde Livre Vacinas

O mercado de franquias superou as expectativas no Brasil em 2023, segundo dados divulgados nesta semana (08/02) pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). O faturamento atingido no ano passado foi de R$ 240,661 bilhões, resultando em um aumento de 13,8% em relação a 2022.

Os números excederam as projeções, que apontavam um crescimento entre 9,5% e 12%. A pesquisa mostrou ainda uma rápida recuperação após o período de pandemia – em relação a 2019, o reforço foi de 28,9%.

O segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar apresentou um dos melhores avanços, com 17,5%. Ele ficou atrás apenas de Alimentação – Foodservice (17,9%) e na frente de Hotelaria e Turismo (16,4%). O número total de operações no país atingiu 195.862, representando 6,2% a mais do que no ano anterior.

Dessa forma, de acordo com a ABF, 2023 teve um recorde histórico no número de redes de franquia identificadas, que subiu 7,6%, chegando 3.311 marcas. O índice é quase o dobro da projeção da entidade, que esperava cerca de 4%. Além disso, outro recorde foi no total de empregos diretos gerados, que expandiu 7,1%, somando 1.701.726 postos de trabalho.

Crescimento de franquias

Entre os fatores que contribuíram para o resultado, a Associação apontou a melhora do quadro macroeconômico (como menor inflação, retomada do emprego e PIB positivo) e aprimoração das práticas nos últimos anos. Também indicou-se o avanço da digitalização (como vendas on-line), a omnicanalidade e a adoção de formatos híbridos.

“Como as pesquisas indicam, o empreendedorismo continua em alta no Brasil e o franchising é um caminho mais pavimentado e rápido para quem deseja investir, ainda mais se for o primeiro negócio. Cabe ressaltar também a grande variedade de opções no mercado e o aprofundamento dos planos de expansão e a diversidade de formatos, de maneira a se adaptar a diferentes situações”, afirmou o o presidente da ABF, Tom Moreira Leite.

Por fim, para 2024, a projeção é de crescimento de 10% no faturamento, 5,5% em número de unidades, 5% em redes e 5,5% no número de empregados diretos do setor.

Conheça mais sobre as franquias da Saúde Livre.

Posts relacionados

Vacina contra dengue do Butantan deve estar disponível em 2025

A vacina contra dengue do Instituto Butantan deve estar disponível para os brasileiros em 2025. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que […]

Saúde Livre Vacinas, 20 de fevereiro de 2024

Vacina contra HPV zerou casos de câncer de colo de útero, mostra estudo

Um estudo escocês mostrou que não houve nenhum caso de câncer de colo de útero entre mulheres que receberam a vacina contra HPV entre […]

Saúde Livre Vacinas, 15 de fevereiro de 2024

Qdenga: saiba tudo sobre a nova vacina contra dengue

A vacina contra dengue viu sua procura crescer com o aumento do número de casos da doença no Brasil. O registro da Qdenga, da […]

Saúde Livre Vacinas, 08 de fevereiro de 2024