O que significa ser um franqueado

11/04/2022 Empreendedorismo Saúde Livre Vacinas

Ser franqueado pode ser uma excelente alternativa para quem tem o sonho de abrir o próprio negócio e nunca empreendeu antes. Escolher bem a franquia que se adequa ao seu perfil é a chave do sucesso quando o assunto é se tornar franqueado.

Fazer parte de uma rede minimiza os riscos do negócio, uma vez que se trata, na maioria das vezes, de uma marca consolidada no mercado e de um modelo de negócio que já deu certo. Isso quer dizer que fazer acontecer e seguir os padrões estabelecidos pela franqueadora são os únicos desafios do franqueado.

E é importante saber que você não vai estar sozinho nessa. Grande parte das franqueadoras oferecem uma equipe inteira de suporte, que trabalha ao lado do franqueado para garantir o sucesso da operação.

Por que ser um franqueado?

Ser franqueado é ter a oportunidade de empreender em conjunto com uma rede. É entrar no mundo desafiador do empreendedorismo com um time completo e treinado para ganhar a partida, ao invés de entrar em campo sozinho.

Ter o respaldo de uma grande rede ao decidir empreender pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso na escolha de empreender. Por isso, o franqueado nunca está sozinho, ao contrário, a franqueadora tem interesse em fazer a rede crescer e manter o status da marca em todas as unidades, por isso o compromisso de estar ao lado do franqueado da gestão à operação.

O franqueado tem como principal compromisso seguir padrões e processos estabelecidos, e se comprometer em fazer o sucesso da sua própria unidade. É importante ter em mente que a franqueadora estará ao seu lado e não fazendo tudo por você.

Qual a diferença entre franqueador e franqueado?

A franqueadora é uma empresa que passou por um processo de formatação para um modelo de negócio replicável, ela detém a propriedade da marca e é a responsável geral da rede.

De outro lado, o franqueado é o empreendedor que, mediante contrato, adquire a licença para uso da marca de propriedade da franqueadora, e o direito a receber todo o know how da franqueadora, assim como o suporte no desenvolvimento do negócio.

Tanto franqueadora como franqueado devem trabalhar em conjunto para o bom desenvolvimento da rede e bom uso da marca, isso porque uma marca forte e uma rede em expansão trazem benefícios para ambos.

Obrigações do franqueado:

A franquia é uma parceria entre franqueador e franqueado. E como todo bom negócio, têm direitos e deveres. Vejamos alguns deles:

Seguir a Circular de Oferta da Franquia 

A COF é um dos documentos mais importantes na hora de adquirir uma franquia. Ela é tão significativa quanto o próprio contrato.

A Circular de Oferta de Franquia é elaborada pelo franqueador, e deve conter todas as informações econômicas, jurídicas e operacionais da empresa, além das obrigações e direitos dos novos franqueados.

Ela é obrigatoriamente apresentada antes da assinatura do contrato, conforme norma contida na Lei de Franquias.

Em caso de desacordo entre as partes ela tem valor jurídico, tal qual o contrato.

O objetivo desse documento é conferir maior transparência ao negócio, tornando a transação mais segura para ambas as partes.

Obter suporte do franqueador 

O franqueado tem direito a receber o suporte do franqueador durante a constância do contrato de franquia firmado entre os dois. 

Isso quer dizer que ao longo da operação a franquia deverá ofertar treinamentos que mantenham o franqueado constantemente atualizado sobre o know-how da franqueadora em todos os aspectos do negócio.

Estar adimplente 

É importante para a rede como um todo que o franqueado esteja adimplente com as suas obrigações de pagamento perante os fornecedores, colaboradores e a própria franquia, uma vez que o adimplemento dos royalties precisa ser feito mensalmente devido ao suporte e uso da marca. 

Estar presente no dia a dia de negócio

Ainda que a franqueadora ofereça o suporte, é dever do franqueado estar a frente do negócio, envolver-se com a operação e a gestão do negócio, porque esse é o diferencial que faz dar certo.

O franqueado precisa ter noções de administração, entender do ramo da franqueadora, e estar atento ao bom desenvolvimento da marca dentro da sua unidade.

Vantagens de ser franqueado 

Como já falamos ao longo do conteúdo, ser franqueado reúne inúmeras vantagens. Sendo as principais as que mostraremos a seguir:

Know-how de um negócio que já deu certo

Você não precisa saber como fazer, a franqueadora é quem vai transmitir todo o conhecimento sobre o negócio pra você. O método de sucesso já foi testado e aprovado, não há com o que se preocupar.

Mais eficiência 

O primeiro passo ao entrar para uma franquia é participar de treinamentos e ter acesso a todos os padrões da rede. Você não precisa criar nada, está tudo pronto esperando para ajudá-lo a iniciar a operação.

Troca de experiências 

Trabalhar em rede permite que você tenha troca de experiências não só com a franqueadora, mas com todos os franqueados da rede. É um conjunto de pessoas  trabalhando pelo mesmo objetivo e no mesmo ramo que você. 

Sem requisitos prévios 

Não há uma lista de requisitos para se tornar franqueado. Basta que se tenha o capital necessário pra investir e a vontade de fazer dar certo.

Ser franqueado traz muito mais vantagens se comparado a abrir um negócio próprio do zero. Mas se você ainda tem dúvida, acesse aqui o nosso comparativo sobre empreender em franquia ou iniciar um negócio do zero.

Posts relacionados

Franquias tiveram crescimento de 13,8% em 2023, mostra ABF

O mercado de franquias superou as expectativas no Brasil em 2023, segundo dados divulgados nesta semana (08/02) pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). O […]

Saúde Livre Vacinas, 09 de fevereiro de 2024

Brasil: celeiro de oportunidades de empreendedorismo na área da saúde

O Brasil é mesmo um grande celeiro de oportunidades, tanto se considerarmos as suas dimensões quanto as suas necessidades. Temos ainda muito espaço para […]

Saúde Livre Vacinas, 22 de setembro de 2022

Saiba quais são as 5 melhores estratégias para fidelizar clientes

Em qualquer negócio, o melhor cliente sempre será aquele que você já tem. Manter quem já conhece seu serviço é tão importante quanto atrair […]

Saúde Livre Vacinas, 29 de julho de 2022