O valor de empreender na área da saúde para o profissional dessa área

04/03/2022 Empreendedorismo Saúde Livre Vacinas

Empreender na área da saúde se tornou uma realidade recente para os profissionais da área da saúde que buscam independência financeira e não tem medo de se dedicar ao trabalho, tem um perfil ousado, organizado e gostam de pessoas. 

Empreender na área da saúde significa, na maioria dos casos, sair do ambiente hospitalar e ingressar em clínicas, escolas, empresas e até na casa das pessoas. A relação com o cliente se torna muito mais próxima.

O fato é que o mudou e, juntamente com ele, o mercado de trabalho e mais ainda as tecnologias e os interesses de quem compra, seja produto ou serviço. Com criatividade e um estudo de mercado, não é difícil saber que o consumidor do período pós pandemia busca cada vez mais facilidade, cuidado e saúde.

As possibilidades para empreender na área da saúde são muitas para quem tem uma mente inovadora e pensa fora da caixa.

Empreendedorismo para enfermeiros

Como franqueadora percebemos um crescente interesse de enfermeiros na abertura do seu primeiro negócio. 

O profissional da enfermagem é dotado de múltiplas competências, e cada vez mais tem a sua boa atuação profissional reconhecida fora do ambiente hospitalar. Essa oportunidade dá ao enfermeiro opções de atuação com sucesso em outras demandas de atuação, especialmente no mundo do empreendedorismo.

O principal para empreender na área da saúde o profissional da enfermagem já tem, que é o senso de cuidado com o próximo, a organização e planejamento de tarefas, que são comuns no ambiente hospitalar.

Se está diante de profissional versátil, que sabe atuar nas mais variadas frentes quando o assunto é cuidado e saúde. O enfermeiro é capaz de entender as demandas do ser humano, tem, em muitos casos, senso de liderança e gestão, características imprescindíveis para quem busca empreender na área da saúde.

Isso não significa dizer que não haverá riscos e desafios, mas que os benefícios de empreender para o profissional da saúde vão além.  A procura por oportunidades de empreender é uma realidade crescente, seja através de um negócio próprio iniciado do zero ou em parceria com uma franquia. 

Ao enfermeiro cabe enxergar as possibilidades e o negócio que melhor se adequa ao seu perfil. Sobre as oportunidades para empreender na área da saúde já falamos aqui, sendo essa uma área ampla e ainda pouco explorada.

Para empreender o profissional da saúde precisa estar preparado

Já falamos que o profissional da saúde se desenvolve com a habilidade natural de cuidar de pessoas. Mas, empreender exige preparo e estudo constante.

Estar a frente de um negócio próprio requer uma mudança de postura, pois a forma de exercer a profissão passa a ser diferente.

Além disso, começar a empreender demanda planejamento, inclusive profissional. Como gestor, você deverá estar preparado e ter um conhecimento mínimo contábil, jurídico, de gestão de pessoas e de marketing.

Mas, calma, não é se tornar um especialista nesses assuntos, mas ter conhecimento e domínio mínimo de cada etapa do processo do empreendedorismo, em resumo você vai precisar aprimorar as suas habilidades empreendedoras. E a boa notícia é que a internet está repleta de bons cursos nesse sentido.

Empreender: tenha o seu próprio negócio

Pode parecer um desafio grande. Mas ter o seu próprio negócio na área da saúde é muito mais fácil do que você imagina.

Não descarte a ideia de transformar a sua habilidade de cuidar de pessoas em um projeto rentável que fará de você o seu próprio chefe, aquele que toma decisões e sabe o que é melhor para o futuro e desenvolvimento da empresa.

Não se assuste com os desafios! Tenha um bom planejamento em mãos e seja resiliente, qualquer negócio apresenta vantagens e desvantagens.

Tem muita gente que já tirou esse sonho do papel e está se destacando no mercado. Essa é a prova de que dá certo empreender na área da saúde.Acesse o nosso conteúdo para saber mais sobre o passo a passo para empreender na área da saúde e tire esse projeto do papel.

Posts relacionados

Franquias tiveram crescimento de 13,8% em 2023, mostra ABF

O mercado de franquias superou as expectativas no Brasil em 2023, segundo dados divulgados nesta semana (08/02) pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). O […]

Saúde Livre Vacinas, 09 de fevereiro de 2024

Brasil: celeiro de oportunidades de empreendedorismo na área da saúde

O Brasil é mesmo um grande celeiro de oportunidades, tanto se considerarmos as suas dimensões quanto as suas necessidades. Temos ainda muito espaço para […]

Saúde Livre Vacinas, 22 de setembro de 2022

Saiba quais são as 5 melhores estratégias para fidelizar clientes

Em qualquer negócio, o melhor cliente sempre será aquele que você já tem. Manter quem já conhece seu serviço é tão importante quanto atrair […]

Saúde Livre Vacinas, 29 de julho de 2022