Pesquisa mostra que vacina contra covid-19 é segura para gestantes e bebês

28/09/2023 Saúde Saúde Livre Vacinas

Uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) reforçou as evidências científicas de que as vacinas CoronaVac e Pfizer contra covid-19 são seguras para gestantes e bebês. O estudo mostra que elas podem ser aplicadas em qualquer fase da gestação. O trabalho faz parte do projeto Vigivac e teve publicação no periódico científico International Journal of Epidemioloy, da Universidade de Oxford, no Reino Unido.

O pesquisador Manoel Barral, um dos que assina o artigo, considera que o trabalho é mais uma evidência da segurança do uso das vacinas contra a covid nessa população. Dessa forma, esse grupo merece atenção especial pelas suas características imunológicas. “As vacinas usadas no Brasil são efetivas e seguras”, assegurou.

Resultados

Os dados apontam que a vacinação contra covid-19 não aumenta o risco de resultados adversos no nascimento. Não se encontrou um aumento significativo de bebês com nascimento prematuro. Também não houve relevância com baixo peso ou pequeno para a idade gestacional, com Apgar abaixo de cinco ou de morte neonatal. Apgar é a escala de avaliação clínica rápida de recém-nascidos.

Além disso, constatou-se uma proteção leve, mas consistente, contra o nascimento prematuro em mulheres que receberam diferentes plataformas de vacinas durante o terceiro trimestre de gravidez. As conclusões partem de dados de mais de 17 mil nascidos vivos no Rio de Janeiro em 2021, em uma parceria com a prefeitura carioca.

Covid

A covid-19 matou duas crianças menores de 5 anos de idade, por dia, no Brasil, desde o início da pandemia. No total, 599 crianças nessa faixa etária morreram pela covid-19 em 2020. Esse número elevou-se para 840, em 2021, quando a letalidade da doença aumentou em toda a população.

Nos dois primeiros ano do surto sanitário, 1.439 crianças de até 5 anos morreram por causa da covid-19 no país. A Região Nordeste, por exemplo, concentra quase metade desses óbitos.

Dados preliminares divulgados pelo Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde confirmam que a média de duas mortes diárias se mantém este ano. Dessa forma, entre janeiro e 13 de junho de 2022, o Brasil registrou 291 mortes por covid-19 entre crianças menores de 5 anos.

Confira se o calendário vacinal do seu bebê está em dia.

Posts relacionados
Cientista manipula testes de vacina da chikungunya

Vacina da chikungunya induz resposta imune em 98,8% dos vacinados

O vírus da chikungunya pode estar mais perto de ser combatido. O Instituto Butantan, junto com a empresa de biotecnologia franco-austríaca Valneva, mostrou que […]

Saúde Livre Vacinas, 27 de novembro de 2023
Homem sorrindo recebe vacina no braço

Vacinas ajudam a conter surgimento de bactérias resistentes

A automedicação e a prescrição incorreta de antibióticos estão entre as maiores preocupações das autoridades de saúde. Esses problemas continuam a selecionar cada vez […]

Saúde Livre Vacinas, 07 de outubro de 2023

Não Deixe a Meningite Acabar com o Sonho do Seu Filho

A meningite é uma doença séria, com consequências graves, tais como amputação de membros e até a morte. Ela pode afetar crianças, adultos e […]

, 28 de setembro de 2023