Tendências de consumo para 2022

17/01/2022 Empreendedorismo Saúde Livre Vacinas

Muitas são as pesquisas que apontam os padrões de consumo do ano que se inicia com base nas previsões de necessidade e nos que se percebeu do ano anterior. Essas pesquisas são válidas para quem quer traçar estratégias de negócios para o período que está prestes a começar.

Essas pesquisas, mesmo que não direcionadas exatamente para o seu ramo de negócio, são importantes para estar atento ao que o mercado nos apresentará.

Para 2022 o comércio online estará ainda mais aquecido, inclusive com acesso intenso do público acima de 60 anos, e as empresas que querem faturar no próximo ano precisam estar atentas a essa tendência. 

As tendências de consumo se aplicam a todos os negócios?

As pesquisas normalmente apontam um cenário geral de tendência de consumo, inclusive de olho mais no varejo do que em qualquer outro setor.

Contudo, cabe ao empreendedor ciente da situação atual da sua empresa e do seu próprio modelo de negócio entender como os as novidades podem se adequar à realidade da sua operação.

Pensando na dor que a empresa costuma solucionar para o cliente, e, mais ainda, como poderia melhorar e se diferenciar da concorrência, é possível avaliar se tal inovação que se apresentará no mercado faz sentido dentro da estratégia de negócio.

É uma questão de avaliar o que a empresa entrega e o que ela pode entregar para superar a concorrência, com base no que os clientes estão procurando.

Quem empreende já percebeu que as mudanças ocorrem rapidamente. Uma inovação, se não for bem elaborada, pode ser facilmente ultrapassada. Por isso, é necessário estar atento às tendências de consumo para se manter à frente, especialmente no nebuloso ano de 2022, em que está cada vez mais difícil prever o cenário econômico que irá se apresentar.

O fato é que os consumidores estão cada vez mais conscientes em relação aos gastos e informados acerca de produtos e serviços ofertados no mercado. 

Diante desse cenário algumas tendências de mercado já se mostraram como certas para o próximo ano. São elas:

Consumo online

Quem ainda não adotou a forma de consumir online para o seu negócio, precisa fazer isso logo.

Em 2020 e 2021 milhões de pessoas descobriram as facilidades da compra online. Quem nunca havia adotado essa forma de comprar, se viu obrigado a fazê-lo e precisou se adaptar. Ou seja, uma imensa parcela da população se acostumou com as facilidades e conveniências do e-commerce.

Foi possível perceber que se trata de um comércio seguro e mais de 20% das lojas de varejo precisaram lançar o seu comércio na forma digital.

Entender se o seu negócio funciona online e, mais do que isso, pensar fortemente em como ofertá-lo digitalmente é necessário e urgente, porque se existe uma coisa a qual nós humanos nos adaptamos rapidamente, é a comodidade. E não se pode negar que a compra online, quando bem estruturada, é um grande diferencial quando o assunto é experiência de compra.

Consumo entre os adultos com mais de 60 anos 

Não é novidade que a idade da população brasileira está avançando. A população idosa dobrou nos últimos anos, e aumentará cada vez mais nos próximos, segundo pesquisas. E o comércio precisa estar atento a essa realidade.

E não é só no comércio de balcão. O consumidor com mais de 60 anos está cada vez mais atento ao universo digital. Por isso, um bom empreendedor deve estar atento a esse público ao criar estratégias de negócios para o futuro, e, principalmente, sem preconceitos!

Em geral esse público não recebe a atenção necessária e sofre um estigma de consumo, um rótulo de que só buscam por médicos, medicamentos e plano de saúde. 

Contudo, as empresas que se despirem desses preconceitos primeiro e se voltarem seriamente pra esse público, sairão na frente como referência de atendimento para uma parcela da população que só cresce.

Consumo infantil

Em contrapartida, as crianças também aparecem fortemente como um fator decisor quando o assunto é o consumo familiar. Cada vez mais é possível perceber que a criança interfere diretamente nas decisões de consumo da família.

O perfil familiar definido por pais que trabalham cada vez mais e têm menos tempo com os filhos faz com que a culpa pela ausência seja compensada em compras que agradem ao público infantil.

Portanto, avalie essa tendência e observe como o seu negócio pode ter um diferencial que atinja o pequeno consumidor.

Foco na experiência

De tudo o que se percebe é que o bom atendimento é o grande diferencial que precisa ser buscado, seja no meio físico ou online.

Seja quando se trata de focar no público acima de 60 anos ou no público infantil, pensar na experiência desse cliente e, claro, de todos os outros, é fundamental. O cliente gosta de saber que é único e esse sentimento passa pelo atendimento.

Quem opta por consumir de um determinado negócio quer, sim, ser agradado e está sempre buscando algo a mais, ainda que inconscientemente.

O acesso à informação e a concorrência acirrada nos meios digitais, em especial redes sociais, tornou o consumidor mais exigente. Ao escolher por um fornecedor, seja de serviço ou produto, o cliente já sabe bem o que quer, criou uma expectativa e quer, no mínimo, que elas sejam alcançadas.

Diante desse cenário, o vendedor precisa ser o embaixador da sua marca. Tem que saber tudo sobre o produto ou serviço e ainda mais, tem que encantar o cliente com o bom atendimento e, mais do que isso, com o pós-atendimento.

Focar na experiência de venda no cenário de concorrência atual é obrigatório para qualquer empresa que queira faturar nos próximos meses.

Segurança: Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD

A lei entrou em vigor no ano de 2020, mas em 2021 iniciou a possibilidade de aplicar sanções para as empresas que não se adequarem. Com isso, o assunto veio à tona e os consumidores estão atentos às empresas que estão levando a sério o tratamento dos seus dados.

As empresas que já estão seguindo as regras impostas pela lei de proteção de dados estão passando a seguinte mensagem para o seu cliente: eu sou uma empresa séria e estamos cuidando dos seus dados da melhor forma possível.

Quer melhorar propaganda que essa?

É importante estar de olho no que vai ser tendência e avaliar o que faz sentido para cada modelo de negócio. Ainda dá tempo de repensar as estratégias para 2022.

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