Vacina da chikungunya induz resposta imune em 98,8% dos vacinados

27/11/2023 Notícias | Saúde | Vacinas Saúde Livre Vacinas

O vírus da chikungunya pode estar mais perto de ser combatido. O Instituto Butantan, junto com a empresa de biotecnologia franco-austríaca Valneva, mostrou que o imunizante que está sendo desenvolvido induziu uma resposta positiva em 98,8% dos casos.

A vacina está na terceira fase de ensaio clínico, que está sendo conduzido no Brasil. Dessa forma, a expectativa é de solicitar a aprovação Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Brasil e na European Medicines Agency (EMA), na Europa, ainda no primeiro semestre de 2014. Além disso, ela já foi aprovada nos Estados Unidos pelo órgão regulador do país, a Food and Drug Administration (FDA).

O estudo mostrou que a vacina de chikungunya funciona tanto para quem já teve contato quanto para quem nunca se expôs ao vírus. Em quem já se contaminou anteriormente, encontraram-se anticorpos protetores em 100% dos casos.

Segundo Esper Kallás, diretor do Butantan, “os dados são excelentes e mostram que estamos no caminho certo. É uma vacina segura e com alta capacidade de induzir anticorpos protetores. Estamos otimistas que, respeitando todas as etapas de estudos e validação pelos órgãos reguladores, poderemos oferecer essa vacina para proteger as pessoas desta doença que infelizmente acomete o país”.

Chikungunya

Em 2023, registraram-se 143.739 casos prováveis de chikungunya no Brasil, com 82 óbitos confirmados. De acordo com o Ministério da Saúde, as regiões mais afetadas são o Sudeste, seguido no Nordeste e do Centro-Oeste.

Os mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus são os responsáveis pela transmissão. Os principais sintomas são febre, dores nas articulações, dores pelo corpo, erupção avermelhada na pele, náuseas, vômitos e diarreia.

A doença, que já circula em mais de 110 países, pode deixar sequelas, como por exemplo fortes dores crônicas nas articulações, além de gerar complicações graves em recém-nascidos.

Posts relacionados

Vacina contra dengue do Butantan deve estar disponível em 2025

A vacina contra dengue do Instituto Butantan deve estar disponível para os brasileiros em 2025. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que […]

Saúde Livre Vacinas, 20 de fevereiro de 2024

Vacina contra HPV zerou casos de câncer de colo de útero, mostra estudo

Um estudo escocês mostrou que não houve nenhum caso de câncer de colo de útero entre mulheres que receberam a vacina contra HPV entre […]

Saúde Livre Vacinas, 15 de fevereiro de 2024

Franquias tiveram crescimento de 13,8% em 2023, mostra ABF

O mercado de franquias superou as expectativas no Brasil em 2023, segundo dados divulgados nesta semana (08/02) pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). O […]

Saúde Livre Vacinas, 09 de fevereiro de 2024