Vacinação para pacientes especiais

08/11/2021 Saúde | Vacinas Saúde Livre Vacinas

VOCÊ SABIA QUE EXISTEM CALENDÁRIOS DE VACINAÇÃO ESPECÍFICO PARA ALGUMAS PESSOAS? 

Com o crescente aumento da expectativa de vida no mundo, aliado aos avanços tecnológicos e da medicina, as pessoas estão vivendo muito mais. Contudo há também um aumento do número de pessoas com doenças crônicas, o que faz da imunização uma ferramenta de grande importância para se reduzir a morbidade e mortalidade neste grupo. 

Muitas doenças crônicas aumentam o risco para infecções que podem ser prevenidas através da vacinação, evitando-se também uma descompensação da doença de base que o indivíduo possui. Por esse motivo, a vacinação deve ser recomendada de acordo com a doença e a predisposição para infecções imunopreveníveis. 

Contraindicações e precauções para vacinar portadores de comorbidade  

A presença de doenças crônicas, na ausência de imunossupressão, não contraindica a aplicação de vacinas vivas atenuadas (contem agentes infecciosos vivos) ou inativadas (não causam a doença, o agente infeccioso é morto). As contraindicações formais nessa situação são as mesmas da população em geral: anafilaxia a um dos componentes da vacina ou ocorrida após dose anterior.

Conforme consta no calendário de vacinação de pacientes especiais, na vigência de imunossupressão por doenças ou drogas, as vacinas inativadas podem ser recomendadas com segurança. No entanto, a depender do grau de imunossupressão, a eficácia em geral é comprometida e outras medidas preventivas, inclusive a vacinação de conviventes domiciliares, são também importantes. Em situações epidemiológicas que justifiquem, após avaliação de parâmetros clínicos, o médico poderá recomendar o uso dessas vacinas para seu paciente imunodeprimido. 

A vacina possui a mesma eficácia nesses pacientes especiais? 

As vacinas são aliadas na prevenção. Contudo, sua eficácia pode ser comprometida pelo grau de imunossupressão desencadeado pela doença de base ou pela utilização de drogas imunossupressoras durante o tratamento. 

Consulte os calendários especiais no site da Sbim – Sociedade Brasileira de Imunização.

Posts relacionados
Cientista manipula testes de vacina da chikungunya

Vacina da chikungunya induz resposta imune em 98,8% dos vacinados

O vírus da chikungunya pode estar mais perto de ser combatido. O Instituto Butantan, junto com a empresa de biotecnologia franco-austríaca Valneva, mostrou que […]

Saúde Livre Vacinas, 27 de novembro de 2023
Homem sorrindo recebe vacina no braço

Vacinas ajudam a conter surgimento de bactérias resistentes

A automedicação e a prescrição incorreta de antibióticos estão entre as maiores preocupações das autoridades de saúde. Esses problemas continuam a selecionar cada vez […]

Saúde Livre Vacinas, 07 de outubro de 2023
Bebê sentado em maca é amparado por enfermeira, enquanto mãe sorri ao fundo.

Pesquisa mostra que vacina contra covid-19 é segura para gestantes e bebês

Uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) reforçou as evidências científicas de que as vacinas CoronaVac e Pfizer contra covid-19 são seguras para gestantes […]

Saúde Livre Vacinas, 28 de setembro de 2023