Como empreender na área da enfermagem

26/10/2021 Empreendedorismo | Saúde Saúde Livre Vacinas

Você é enfermeira, sonha em empreender, mas não sabe como!? Então, esse conteúdo é pra você! Leia atentamente as dicas e oportunidades que listamos a seguir para você ajudar você com dicas sobre áreas em que é possível empreender na área da enfermagem.

Os negócios na área da saúde praticamente não foram afetados pela pandemia, ao contrário, o setor está em expansão, uma vez que o momento fez com que todos refletissem sobre a importância dos cuidados com a saúde.

De carona na ampliação de negócios nesse segmento, o empreendedorismo na área da enfermagem vem despontando como uma grande oportunidade para aqueles que, felizmente, já têm esse diploma nas mãos.

Mas, você pode estar se perguntando: É possível empreender na área da enfermagem? Claro! Pra quem quer, tudo é possível!

O profissional da enfermagem que quer sair pra fora da caixa dos hospitais e unidades de saúde tem um mar de oportunidades de sucesso à sua frente, com oportunidades promissoras de desenvolvimento e sucesso.

Que tal aproveitar a oportunidade e entrar de cabeça no desafiante e maravilhoso mundo do empreendedorismo? Nós vamos te dizer como!

Atividades para empreender na área da enfermagem:

Home care: os serviços de atendimento domiciliar cresceram exponencialmente durante a pandemia, principalmente aqueles relacionados com saúde. A proposta de evitar uma ida ao hospital e/ou à uma unidade de saúde se tornou artigo de primeira necessidade em tempos de covid-19.   Dessa forma, ofertar serviço de atendimento especializado de saúde em domicílio é uma grande oportunidade de empreendedorismo para quem já trabalha na área da enfermagem.

Atividades como fazer um curativo, aferição de pressão arterial ou glicemia, aplicação de injeções, orientação e cuidados pós-operatórios e pós-parto, orientação de amamentação, entre outras, são possibilidades promissoras para quem gosta de dinamismo nas atividades diárias.

Consultoria e Treinamentos: serviços de consultoria e treinamentos na área da saúde estão em alta, principalmente voltados para enfermeiros. Para quem gosta de estudar, e tem profundo conhecimento técnico em uma área específica, as consultorias de amamentação, por exemplo, são uma grande oportunidade de negócio e estão super em alta.

Clínicas: clínicas de enfermagem ou de vacinação são uma possibilidade promissora para enfermeiros que querem empreender. 

A clínica de vacina exige um profissional habilitado para assumir como responsável técnico, podendo ser, dentre outras formações, uma enfermeira  inscrita no Conselho Regional de Enfermagem e a Certidão de Responsabilidade Técnica (CRT) emitida.

Além disso, o Conselho Federal de Enfermagem – Cofen já regulamentou o funcionamento dos consultórios e clínicas de enfermagem através da Resolução n.º 568/2018 que autoriza a abertura de clínicas ou consultórios de enfermagem, destinados ao atendimento de enfermagem individual, coletivo e/ou domiciliar, com base nas atividades e competências previstas na Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, no Decreto nº 94.406/1987 e pelas Resoluções do Conselho Federal de Enfermagem.

Como se preparar para empreender na área da enfermagem

Empreender na área de enfermagem requer muito mais do que ter tempo e dinheiro, o profissional precisa estar atento às novidades do mercado e, mais do que isso, é preciso constante investimento em capacitação para manter a qualidade do serviço prestado.

Inovação e qualidade devem estar lado a lado quando se fala em prestação de serviço. Mas, não é só isso, o  profissional vai precisar desenvolver habilidades em administração, finanças, marketing e comercial.

Além disso, é preciso estar emocionalmente preparado para tomar decisões, lidar com desafios, gerir equipe e atender e negociar com clientes e fornecedores.

A boa notícia é que todas essas habilidades podem ser desenvolvidas por qualquer um que tenha foco, coragem e força de vontade suficiente para empreender. O caminho não é fácil, mas é recompensador.

Posts relacionados

Coqueluche: aumento de casos alerta para importância da vacina

A coqueluche é uma doença infecciosa que pode ser grave e potencialmente fatal em crianças com menos de um ano de idade. O número […]

Saúde Livre Vacinas, 17 de abril de 2024

Gripe, covid-19 ou VSR? Saiba quais são as diferenças

O Brasil registrou um aumento no número de casos de vírus sincicial respiratório (VSR) e de gripe nas últimas semanas. Eles corresponderam, respectivamente, a […]

Saúde Livre Vacinas, 11 de abril de 2024

Vacina contra câncer: conheça os imunizantes que previnem a doença

O desenvolvimento de uma vacina contra câncer é um objetivo antigo da medicina. Enquanto ainda não é possível evitar todos os tipos da doença […]

Saúde Livre Vacinas, 08 de abril de 2024