Saiba quais são as 5 melhores estratégias para fidelizar clientes

29/07/2022 Empreendedorismo Saúde Livre Vacinas

Em qualquer negócio, o melhor cliente sempre será aquele que você já tem. Manter quem já conhece seu serviço é tão importante quanto atrair novos consumidores para sua empresa. Sendo assim, estratégias precisam ser definidas para conquistar e fidelizar clientes.

Estima-se que o custo de manter um cliente fiel seja até cinco vezes menor do que o necessário para conquistar um novo. Os consumidores frequentes podem representar até 65% das vendas totais de uma empresa. Por isso, essa área deve requerer atenção do empreendedor. Saiba como garantir que seu cliente volte sempre:

1 – Excelência do atendimento

O atendimento deve ser uma experiência única, que encante o consumidor e gere a vontade de retornar. Sempre que possível, personalize o acolhimento, guardando informações relevantes sobre as pessoas que já procuraram a empresa antes e utilizando-as nos próximos encontros.

Personalizar também é uma forma de humanizar o atendimento, característica que é muito apreciada, em especial, na área da saúde. Acima de tudo, mostre que você entende as dores e necessidades de seu cliente, e que está pronto para atendê-lo de forma rápida e eficaz.

Um cliente conquistado se tornará um promotor da sua marca. Como porta-voz, ele usará a sua experiência com a empresa para recomendá-la a amigos e familiares.

Portanto, invista tempo e treinamentos com sua equipe para que todo o contato, seja presencial, por redes sociais, e-mail ou telefone seja agradável e fortaleça o vínculo com o consumidor.

Lembre-se: você não é o único a oferecer esse produto, mas é o único que pode proporcionar essa experiência.

2 – Fidelizar cliente no pós-venda

O contato com o consumidor não deve acabar assim que ele passa pela porta. Pelo contrário, o pós-venda é uma das etapas mais importantes para fidelizar o cliente. Por isso, certifique-se de estabelecer a comunicação após realizar uma venda.

No caso de serviços da saúde, é possível enviar mensagem, e-mail ou fazer uma ligação para saber sobre o estado de quem recebeu o atendimento. Além disso, quando for necessário, pode-se lembrar a pessoa sobre retornos ou novas doses.

Ao receber um cliente pela primeira vez, um e-mail de boas vindas também faz com que ele se sinta acolhido, dando início a uma relação duradoura. Esse momento também é ideal para colher feedbacks sobre o seu produto.

Enviar parabéns na data do aniversário e cartão de Natal, por exemplo, são boas formas de se manter presente e ser lembrado pelo consumidor.

Dica: crie um protocolo de atendimento para facilitar o dia a dia e garantir que nada seja esquecido.

3 – Investir em capacitação da equipe

Investir em treinamento e capacitação da sua equipe de vendas é outro ponto importante para garantir um atendimento de excelência. Afinal, é o seu time que terá contato diário e direto com o comprador final. Dessa forma, os atendentes são a peça-chave para fidelizar clientes.

Após estabelecer as estratégias que serão usadas e analisar os resultados já obtidos, mantenha os colaboradores atualizados e de acordo com as práticas da empresa. Uma equipe capacitada vai evitar dores de cabeça e otimizar o rendimento do seu negócio.

Problemas com pagamento, produto, organização, e mesmo clientes impacientes estão sujeitos a aparecer a todo momento. Em quaisquer situações, o time precisa mostrar confiança, clareza, segurança e gentileza para lidar com as circustâncias.

Nesse sentido, cursos, reuniões, treinamentos e boas condições de trabalho ajudarão a assegurar que a empresa atinja todo o seu potencial.

Atenção: para que o cliente esteja satisfeito, os colaboradores também precisam estar.

4 – Monitorar o seu público-alvo

Todas as ações que forem implementadas devem ser monitoradas de perto. Receber e incentivar feedbacks dos clientes, acompanhar redes sociais e analisar os resultados das estratégias de marketing, por exemplo, vão ajudar a identificar as necessidades e interesses dos seus consumidores.

De nada adianta aplicar muitas técnicas e não saber quais funcionaram de verdade. Por meio das métricas, é possível saber o que o está dando certo e o que precisa ser melhorado.

Essa parte é essencial para conhecer seu público e poder atendê-lo da melhor forma, aumentando a taxa de retenção e conseguindo fidelizar clientes.

5 – Recompensar os clientes fiéis

O que você oferece para seu consumidor quando ele se mantém leal à sua marca? Para ser conquistado, além de receber o melhor produto e serviço, o cliente precisa sentir que está tendo uma experiência única.

Se uma pessoa escolheu voltar a procurar seu negócio, não deixe de agradecê-la. Brindes, descontos e benefícios exclusivos são alguns exemplos de como fazer com que ela se sinta especial.

A recompensa não precisa ser apenas monetária. Com as informações do cliente já em mãos, é mais fácil investir em um atendimento customizado. Convidá-lo para lançamentos e oferecer acesso antecidado a serviços novos também é forma de mostrar que ele é preferencial.

Uma menção, publicação de foto ou republicação de conteúdo feito pelo cliente nas redes sociais, por exemplo, demonstra que, para sua empresa, ele é cliente VIP.

Para colocar essas estratégias em prática, faça parte da Saúde Livre. Clique aqui para saber mais sobre as franquias e como se tornar um franqueado.

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