Como a franquia pode ser um bom negócio para quem quer empreender na área da saúde?

06/12/2021 Empreendedorismo Saúde Livre Vacinas

Adquirir um modelo de negócio já consolidado é o primeiro passo para o sucesso do seu investimento na área da saúde. 

O setor de franquias está crescendo muito no Brasil e no ano passado a Lei de Franquias sofreu alterações que trouxeram ainda mais segurança jurídica aos franqueados, tornando muito mais seguro investir em uma franquia.

Além da segurança jurídica, já falei muitas vezes aqui que a franquia traz a vantagem de ter um modelo de negócio testado e que deu certo, além de a franqueadora dar todo o suporte para a entrada no mercado do novo franqueado.

Quando falamos em empreender na área da saúde, é como se você ingressasse sozinho em uma estrada desconhecida: você não sabe o que vai encontrar ao longo dela e ninguém vai estar lá pra te ajudar. Pode dar certo e você pode chegar ao seu destino sem maiores problemas e, inclusive, com um carro ainda maior. Mas, você pode ter dificuldades sérias ao longo do percurso e acabar tendo que desistir. É uma roleta russa!

Seja como for, empreender na área da saúde é para os fortes. Ainda que você invista em uma franquia, a garantia de sucesso depende do seu próprio esforço.

O que é uma franquia?

Franquia é um modelo de empresa constituída seguindo determinados padrões que já foram testados e aprovados em outro grupo de empresas. 

Ao assinar o contrato, o franqueado se compromete a respeitar os padrões pré-estabelecidos pela empresa franqueadora da qual adquiriu o direito de uso da marca, e isso deve ser bem esclarecido antes do início de qualquer novo negócio. 

Caso haja interesse na aquisição de uma nova franquia, o interessado preenche um cadastro na empresa franqueadora, e, após a aprovação deste, será apresentada a “Circular de Oferta de Franquia”, documento em que o interessado vai aprender tudo que precisa para iniciar o negócio.

Ao final, é firmado um contrato, contendo todas as regras que irão ditar a relação entre franqueadora e franqueado.

Franquia x Negócio Próprio

Só de pensar em abrir um negócio as preocupações já começam a aparecer. Será que vai dar certo? Será que tenho demanda? E se eu precisar de um advogado? E os impostos? 

Nossa! Os questionamentos são muitos. Mas, e seu eu te disser que investir em uma franquia acaba com todas essas dúvidas? Sim! É verdade! Ser franqueado é abrir um negócio em rede, é entrar pro jogo com um time treinado que já sabe o que fazer.

A parte ruim, os desafios, os erros já foram superados pela franqueadora, que conhece cada detalhe do modelo de negócio e carrega consigo uma equipe de profissionais que vão te levar até o sucesso.

Você não vai precisar quebrar a cabeça, simplesmente porque alguém já fez isso por você!

Vantagens de se aderir a uma franquia:

Empreender em grupo:

A atuação em grupo permite o fortalecimento mútuo em termos de know how e boas práticas, isso sem contar a força de mercado perante aos fornecedores, que traz consequências benéficas ao cliente final em qualidade, disponibilidade de produtos e também de valores. 

Trata-se de um grande grupo de pequenas empresas atuando sinergicamente, e ao mesmo tempo de forma personalizada.

Nos últimos tempos a força dos negócios em rede ficou muito clara visto que muitas pequenas operações independentes não encontram meios de se sustentar no cenário econômico hostil em que nos encontramos. 

A força de quem atua em rede e com pensamento e estrutura de ecossistema é bem maior e pode fazer a diferença nesse cenário econômico desafiador. 

Padronização:

O sucesso depende da adoção de protocolos de gestão e operação. A franquia desenvolve os padrões e transmite todo o know-how aos franqueados no momento em que cada novo membro ingressa na franquia. 

O novo franqueado recebe um treinamento e tem à sua disposição o passo a passo de um formato de atendimento que já foi testado e aprovado e sabe-se que dá certo. Além disso, é comum as franqueadoras atualizarem padrões de acordo com as mudanças de mercado e exigências de órgãos reguladores, ou seja, você não precisa se preocupar. Existe toda uma organização fazendo isso por você.

Suporte:

Quando você opta por adquirir uma franquia, você conta com todo o atendimento da franqueadora depois de firmado o contrato. As franqueadoras costumam garantir todo o suporte administrativo, jurídico, tributário e contábil para criação da sua empresa.

Sobrevivência no mercado:

O percentual de empresas que abrem não se sustentam é muito grande, principalmente em tempos de crise. Contudo, se você começa como franqueado a chance de sobrevivência é maior, uma vez que a fórmula está pronta, foi testada e deu certo.

Se você pensa em empreender na área da saúde, saiba que a franquia é uma excelente alternativa, capaz de trazer excelentes resultados em um menor espaço de tempo.

Posts relacionados

Franquias tiveram crescimento de 13,8% em 2023, mostra ABF

O mercado de franquias superou as expectativas no Brasil em 2023, segundo dados divulgados nesta semana (08/02) pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). O […]

Saúde Livre Vacinas, 09 de fevereiro de 2024

Brasil: celeiro de oportunidades de empreendedorismo na área da saúde

O Brasil é mesmo um grande celeiro de oportunidades, tanto se considerarmos as suas dimensões quanto as suas necessidades. Temos ainda muito espaço para […]

Saúde Livre Vacinas, 22 de setembro de 2022

Saiba quais são as 5 melhores estratégias para fidelizar clientes

Em qualquer negócio, o melhor cliente sempre será aquele que você já tem. Manter quem já conhece seu serviço é tão importante quanto atrair […]

Saúde Livre Vacinas, 29 de julho de 2022